Regras do Jogo

Em 2024 a 3ª edição traz novidades para o apuramento dos alunos vencedores!

Entre 15 de fevereiro e 15 de março os alunos terão a oportunidade de se qualificar para uma Finalíssima (a realizar em formato presencial), angariando o máximo de pontos de acordo com as condições de participação estabelecidas pelo regulamento.

 

Sugerimos a consulta da página de Termos e Condições.

 

Na parte inferior desta página encontra o Sistema de Pontuação da Edição de 2024.

Modos de Jogo e Perfis de Acesso

O Centro Circular é uma plataforma de quiz disponível online que pode ser jogada em contexto de sala de aula ou ambiente familiar.

Pode ser jogado em computador, tablet ou smartphone em 2 modos: Jogo de Tabuleiro ou Batalha

 

Qualquer um dos perfis de acesso está sujeito a registo:

ALUNO, reservado a alunos do 2º e 3º Ciclos das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro.

PROFESSOR, reservado aos docentes do 2º e 3º Ciclos das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro.

OUTRO, permite o acesso a familiares e amigos dos alunos, estudantes de outros níveis de ensino ou outros jogadores interessados.

 

Quem pode iniciar Jogos de Tabuleiro? Qualquer dos participantes.

Quem pode jogar no Tabuleiro? Alunos + Outros jogadores.

Quem pode jogar Batalhas? Alunos + Outros jogadores.

Jogar em modo tabuleiro

O Jogo de Tabuleiro pode ser realizado por Alunos e Outros jogadores, em conjunto, no mesmo equipamento (modalidade TODOS JUNTOS), ou separadamente, jogando cada um a partir do seu computador, tablet ou smartphone (modalidade À DISTÂNCIA).

TODOS JUNTOS, o jogador cria o novo jogo e, no mesmo equipamento, todos os restantes participantes indicam a sua password para poderem iniciar.

À DISTÂNCIA, o jogador cria o novo jogo e copia o link para o comunicar aos outros participantes. Cada um abre esse link e introduz a sua password no equipamento que estiver a usar.

O Tabuleiro de Jogo

PARTICIPANTES: mínimo 3 jogadores, máximo 5 jogadores.

A sequência de jogo é definida pela ordem de inscrição dos jogadores.

 

CIRCUITO: infinito, não há uma casa de chegada porque o fim da partida é controlado por tempo de jogo.

 

RONDAS: equitativas, garantem que todos os jogadores respondem ao mesmo número de perguntas.

 

TEMPO DE JOGO: 5 minutos

Criação de Jogos pelos Professores

A opção JOGAR TABULEIRO disponibiliza um novo jogo que fica logo disponível para ser iniciado presencialmente pelos alunos no computador ou tablet onde é gerado.
A alternativa de PREPARAR TABULEIRO permite criar partidas em que agrupa os alunos em conjuntos de 3 a 5 participantes, e que ficam guardadas para que os alunos as possam iniciar mais tarde, quando cada grupo se junta presencialmente para jogar.

Iniciar o Jogo de Tabuleiro

Para dar início ao jogo, cada um dos 3 a 5 participantes que vão disputar essa partida:
  - introduz a sua password;
  - seleciona um dos peões disponíveis.
 
Quando todos tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

Categorias

O tabuleiro tem casas para as 5 Categorias de perguntas e ainda casas especiais que permitem ao jogador a escolher a Categoria.

Dificuldade

As perguntas têm sempre 2 níveis de dificuldade disponíveis. As mais difíceis permitem obter mais pontos em caso de resposta correta.

Respostas

O jogador tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

Rondas e Pontuação no Jogo de Tabuleiro

Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.

 

Os jogadores recebem sempre pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que completem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.

 

A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.

 

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor (vence o mais rápido).

 

A ronda que estiver a decorrer quando se esgota o tempo de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os jogadores).

O Modo Batalha

Um duelo entre 2 jogadores, em que ambos respondem às mesmas 10 questões.

 

Os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.

 

Ao criar a Batalha é possível escolher um jogador em concreto, procurando-o pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um jogador mistério. O jogador que cria a Batalha é o primeiro a responder ao quiz.

 

Caso ambos respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo dispendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.

 

Apenas recebe pontuação o vencedor da Batalha.

Esclarecimentos

 

As dúvidas e sugestões relacionadas com o Centro Circular devem ser enviadas por via eletrónica para o endereço de correio:

 

info@centrocircular.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de 2024-02-15 a 2024-03-15

Alunos

Entre 2024-02-15 a 2024-03-15 decorre uma competição qualificativa, seguida de Finalíssima: prova presencial em local e data a definir (início do 3º período)

 

[na fase de qualificação, apenas Alunos do 2º e 3º Ciclos das escolas das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro
(de acordo com o grau de dificuldade)

7 ou 12 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro

1.º Lugar 12 pts, 2.º Lugar 7 pts, 3.º Lugar 5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

 

 

Diariamente, apenas os primeiros 5 Jogos de Tabuleiro e as primeiras 5 Batalhas permitem acumular pontuação para a classificação pessoal.

 

Na Finalíssima

As pontuações da Finalíssima definem a classificação final e estabelecem os 6 alunos vencedores (3 em cada ciclo). Nesta grande Final, os alunos qualificados durante o período de 30 dias reúnem-se para jogar presencialmente. São convidados a disputar a Final os alunos que terminem a fase de qualificação no Top 10, após realização de auditoria das participações.

 

Nota importante: em caso de impossibilidade de participação na Finalíssima, serão convidados o(s) aluno(s) que se encontrem no(s) lugar(es) imediatamente a seguir à tabela do Top 10 de classificação. Por exemplo: se o(a) aluno(a) posicionado(a) no 1º lugar ou no 4º lugar não puder competir no dia da Finalíssima, será convidado o(a) aluno(a) posicionado(a) no 11º lugar.

Professores

A competição que premeia os professores vencedores decorre entre 2024-02-15 e 2024-03-15

 

[na competição apenas Professores do 2º e 3º Ciclos das escolas das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por Jogos de Tabuleiro iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

5 pts

 

+

 

Pontos ganhos por Jogs de Tabuleiro iniciados e finalizados

25 pts

 

+

 

Pontos ganhos pela criação de uma nova pergunta de quiz que integra o jogo

25 pts

Escolas

A competição que premeia a escola vencedora decorre entre 2024-02-15 e 2024-03-15

 

[na competição apenas Escolas do 2º e 3º Ciclos das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro acumulam pontos]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

Nº total de jogos de tabuleiro finalizados / Nº total de alunos registados e a jogar

 


Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 jogadores registados (que podem ser de diferentes turmas e de 2º ou 3º ciclo) e a participar no Centro Circular.

 

No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de alunos registados que estão a realizar Jogos de Tabuleiro e os Jogos de Tabuleiro realizados.

A plataforma Centro Circular utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.