Regras do Jogo

A 4.ª edição traz novidades!

O concurso abrange três fases:

Período de competição qualificativa - aberto a todas as escolas da Região Centro (em formato online) | de 17 de fevereiro a 17 de março de 2025

Durante este período todos os alunos terão oportunidade de jogar na plataforma online e de angariar o máximo de pontos possível para se qualificarem para uma Semifinal Intermunicipal.

 

Semifinais Intermunicipais (em formato presencial) | entre 24 de março a 4 de abril de 2025

As semifinais intermunicipais serão realizadas presencialmente com uma sessão em cada CIM, envolvendo os alunos de cada ciclo que, no período de competição qualificativa, ficaram mais bem classificados (Top 12).

As pontuações de cada semifinal estabelecem os alunos (2 em cada ciclo) que disputarão a final regional.

 

Final do Concurso Regional (em formato presencial) | entre 23 e 30 de abril de 2025

Na final regional, os alunos qualificados em cada uma das CIM reúnem-se para jogar presencialmente (32 no total, 16 de cada ciclo, ou seja, 2 por cada ciclo de cada CIM).

A Final Regional decorrerá em Coimbra!

No final desta página pode ser consultado o Sistema de Pontuação da Edição de 2025.

Sugerimos também a consulta da página de Termos e Condições.

Modos de Jogo e Perfis de Acesso

O Centro Circular é uma plataforma de quiz disponível online que pode ser jogada em contexto de sala de aula ou ambiente familiar.

Pode ser jogado em computador, tablet ou smartphone em 2 modos: Jogo de Tabuleiro ou Batalha.

 

Qualquer um dos perfis de acesso está sujeito a registo:

ALUNO, reservado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos das escolas da Região Centro.

PROFESSOR, reservado aos docentes dos 2.º e 3.º Ciclos das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro.

OUTRO, permite o acesso a familiares e amigos dos alunos, estudantes de outros níveis de ensino ou outros jogadores interessados.

 

Quem pode iniciar Jogos de Tabuleiro? Qualquer dos participantes.

Quem pode jogar no Tabuleiro? Alunos + Outros jogadores.

Quem pode jogar Batalhas? Alunos + Outros jogadores.

Jogar em modo tabuleiro

O Jogo de Tabuleiro pode ser realizado por Alunos e Outros jogadores, em conjunto, no mesmo equipamento (modalidade TODOS JUNTOS), ou separadamente, jogando cada um a partir do seu computador, tablet ou smartphone (modalidade À DISTÂNCIA).

TODOS JUNTOS, o jogador cria o novo jogo e, no mesmo equipamento, todos os restantes participantes indicam a sua password para poderem iniciar.

À DISTÂNCIA, o jogador cria o novo jogo e copia o link para o partilhar com os outros participantes. Cada um abre esse link e introduz a sua password no equipamento que estiver a usar.

O Tabuleiro de Jogo

PARTICIPANTES: mínimo 3 jogadores, máximo 5 jogadores.

A sequência de jogo é definida pela ordem de inscrição dos jogadores.

 

CIRCUITO: infinito, não há uma casa de chegada porque o fim da partida é controlado por tempo de jogo.

 

RONDAS: equitativas, garantem que todos os jogadores respondem ao mesmo número de perguntas.

 

TEMPO DE JOGO: 5 minutos

Criação de Jogos pelos Professores

A opção JOGAR TABULEIRO disponibiliza um novo jogo que fica logo disponível para ser iniciado presencialmente pelos alunos no computador ou tablet onde é gerado.


A alternativa de PREPARAR TABULEIRO permite criar partidas em que agrupa os alunos em conjuntos de 3 a 5 participantes. Essas partidas ficam guardadas para que os alunos as possam iniciar mais tarde, quando cada grupo se junta presencialmente para jogar.

Iniciar o Jogo de Tabuleiro

Para dar início ao jogo, cada um dos 3 a 5 participantes que vão disputar essa partida deve:
  - introduz a sua password;
  - seleciona um dos peões disponíveis.
 
Quando todos tiverem feito login e escolhido o seu peão é possível INICIAR O JOGO.

Categorias

O tabuleiro tem casas para as 5 Categorias de perguntas e ainda casas especiais que permitem ao jogador a escolher a Categoria.

Dificuldade

As perguntas têm sempre 2 níveis de dificuldade disponíveis - fácil e difícil. As difíceis permitem obter mais pontos em caso de resposta correta.

Respostas

O jogador tem 45 segundos para responder. Não é possível parar o tempo de resposta, eliminar opções de resposta ou trocar de pergunta ou categoria.

No final é sempre apresentada a resposta correta (após resposta do jogador ou quando é atingido o tempo limite).

Rondas e Pontuação no Jogo de Tabuleiro

Cada jogador responde e passa a vez ao próximo, caso acerte ou erre a resposta.

Os jogadores recebem sempre pontuação por cada resposta correta. No final do jogo, os jogadores que estiverem nos 3 primeiros lugares recebem pontuação adicional.

A lista de jogadores tem sempre disponíveis todas as pontuações e permite ainda consultar o tempo total jogado por cada um.

Em caso de empate na pontuação, é o tempo de jogo que determina o vencedor (vence o mais rápido).

A ronda que estiver a decorrer quando se esgota o tempo de jogo é sempre jogada até ao fim (até ser completada por todos os jogadores).

O Modo Batalha

Um duelo entre 2 jogadores, em que ambos respondem às mesmas 10 questões.

Os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade podem jogar com colegas que frequentem o mesmo ciclo, ou desafiar participantes que se encontrem inscritos com o perfil Outro. Estes participantes, que não correspondem a estudantes do 5º ao 9º ano, podem defrontar qualquer jogador.

Ao criar a Batalha é possível escolher um jogador em concreto, procurando-o pelo seu username, ou optar pelo sorteio de um jogador mistério. O jogador que cria a Batalha é o primeiro a responder ao quiz.

Caso ambos respondam corretamente ao mesmo número de perguntas, o desempate é feito pelo tempo despendido para responder acertadamente. Esta informação é apresentada no ecrã final de Resultados da Batalha como Tempo gasto.

Apenas recebe pontuação o vencedor da Batalha.

Esclarecimentos

 

As dúvidas e sugestões relacionadas com o Centro Circular devem ser enviadas por via eletrónica para o endereço de correio:

 

info@centrocircular.pt

Sistema de Pontuação

Em competição de 2024-04-11 a 2024-04-11

Alunos

[apenas Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos das escolas das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro acumulam pontos]

 

PERÍODO DE COMPETIÇÃO QUALIFICATIVA, ENTRE 17 DE FEVEREIRO E 17 DE MARÇO

Modo Tabuleiro

Pontos ganhos por resposta certa no Jogo de Tabuleiro

7 ou 12 pts (de acordo com o grau de dificuldade da pergunta)

+

Pontos ganhos pela posição final no Jogo de Tabuleiro

1.º Lugar 12 pts, 2.º Lugar 7 pts, 3.º Lugar 5 pts

 

Modo Batalha

Pontos ganhos por vencer a Batalha

10 pts

 

Diariamente, apenas os primeiros 5 Jogos de Tabuleiro e as primeiras 5 Batalhas permitem acumular pontuação para a classificação individual.

 

Os pontos acumulados determinarão o Top 12 de cada ciclo em cada uma das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro, após realização de auditoria das participações.

 

Nas semifinais e na final regional os alunos jogarão em “modo de tabuleiro” sendo o sistema de pontuação idêntico ao da primeira fase. Ao iniciar cada uma das fases, a pontuação dos alunos ainda em jogo voltará a zero.

Professores

O período competitivo para os professores decorre de 17 de fevereiro a 17 de março, após o qual serão conhecidos os vencedores.

 [na competição apenas Professores do 2.º e 3.º Ciclos das escolas da Região Centro acumulam pontos]

 

Pontos ganhos por Jogos de Tabuleiro iniciados não finalizados

(pelo menos 1 ronda jogada)

5 pts

+

Pontos ganhos por Jogos de Tabuleiro iniciados e finalizados

25 pts

+

Pontos ganhos pela criação de uma nova pergunta de quiz que integra o jogo

25 pts

Escolas

O período competitivo para as escolas decorre de 17 de fevereiro a 17 de março, após o qual será conhecida a vencedora.

[apenas Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos da Região Centro acumulam pontos]

 

A pontuação de cada Escola é obtida pela relação:

N.º total de jogos de tabuleiro finalizados / N.º total de alunos registados e a jogar

 

Para pontuar, a Escola tem de ter um mínimo de 20 jogadores registados (que podem ser de diferentes turmas e de 2.º ou 3.º ciclos) e a participar no Jogo Centro Circular.

No decurso da competição a classificação individual das Escolas flutua, por refletir a relação entre o número de alunos registados que estão a realizar Jogos de Tabuleiro e os Jogos de Tabuleiro realizados.

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